Baixa e copia. Para especialistas, web não facilita pirataria

A internet aumenta a pirataria? A questão foi o tema de mais um debate promovido pela Universidade Nove de Julho em parceria com o Jornal de Debates, realizado na noite desta quarta-feira (1/12), em São Paulo. No evento, foram abordados temas como o conteúdo cultural proporcionado pela web, a queda das grandes empresas do mercado fonográfico e a questão dos direitos autorais.

O debate contou com a presença de Marcel Leonardi, professor de Direito e Internet na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP); Dalton Spencer Morato Filho, advogado da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos; o sociólogo e ativista da comunidade Software Livre, Sérgio Amadeu; Roberto Mello, presidente da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus); o empresário da banda O Teatro Mágico, Gustavo Anitelli; e Edney Procópio, editor associado e membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro. A discussão foi mediada pelo jornalista e diretor do JD, Paulo Markun.

Todos os debatedores concordaram: a internet não facilita a pirataria. Pelo contrário, para alguns dos especialistas que participaram do evento, a internet tem uma função positiva na sociedade. “A web facilita a comunicação”, disse Morato Filho. “A internet aumenta o compartilhamento de conteúdo, o conhecimento e o acesso aos bens culturais”, concordou Amadeu.

Sobre a relação da internet com a comunicação, Markun também se pronunciou. Ele fez questão de dizer que a internet “revolucionou” o setor e lembrou que o debate foi transmitido ao vivo pelo site do Jornal de Debates.

As informações são do Comunique-se.

Nenhum comentário :

Postar um comentário